19.12.06

O Nosso Presépio

Photobucket - Video and Image Hosting

Este é o nosso presépio...primeiro foi nosso (meu e dos meus Pais)...agora é nosso (meu e do Mike)...já tem por isso muitos anos...com excepção da estrela e da cabana do menino Jesus, que foi adquirida o ano passado...
...com as figurinhas todinhas que me lembro desde sempre...toscas, arcaicas, velhinhas, algumas lascadas...o São José está partido pela barriga...As casinhas, pontes e igrejas são maiores que os aldeões...o Belchior é feissimo...e nunca percebi o que fazia um padeiro por aquelas andanças...mas recordo todas e cada uma destas figurinhas com um carinho imenso e com o mesmo respeito com que olhava para elas em criança...
Aos meus olhos tudo se tinha passado mesmo assim quando nasceu Jesus...estavam lavadeiras num lago, havia ovelhas a pastar e alguns aldeões levavam farinha ao moinho...e os três reis magos íam já a caminho seguindo a estrela...
Sou sempre eu que faço o presépio...sozinha...em paz...
Quando o Mike se aproximou depois de concluído e exclamou : "Olha...estão cá todos!"...fiquei quase emocionada...porque também eu á medida que vou desembrulhando cada um dos elementos, recordo imediatamente a posição e papel de cada um ao longo de todops estes anos desde muito menina...
E com esta exclamação só tive a confirmação : é mesmo o Nosso Presépio ;)

E onde está o Menino Jesus?
O Menino Jesus só nasce a 25 de Dezembro...A primeira coisa que fazemos antes da azáfama dos presentes, antes da balburdia dos embrulhos e laçarotes é saudar o Menino Jesus e colocá-lo no seu lugar nas palhinhas...... não podemos esquecer que esta festa é por ele e que ele deve sempre ter um momento e lugar de honra na noite de consoada...e já agora...nos nossos corações...

30 comentários:

Luna disse...

Oh minha linda tu descreves de forma tão querida e fofa o teu presépio... o vosso presépio que até me emocionaste :) olha e essa ideia de meter o menino Jesus na cabaninha apenas no dia 25 tem muito fundamento... e de facto tens razão, antes desse dia, ele ainda n nasceu, e se esse dia existe é por ele, e para ele :) sinceramente acho que fazes lindamente.
Fizeste me recordar o Natal q passei no Brasil, a minha família de lá também fazia isso, montava todo o presépio e o menino era colocado dia 24 à meia noite, depois de saudado e abençoado por todos nós :)
Beijinhos

Bolota disse...

Oi!
Mto obrigado pelas dicas.
Vou tentar ter em conta os teus conselhos. Agora j'a n~ao sinto fome... foi na 1a semana...
Bjos :o)

juanita disse...

olá,

tu realmente és demais! consegues passar para o lado de cá todos esses sentimentos e emoções que tens dentro de ti!! o teu presépio tá sem duvida muito bonito!! e essa forma de o fazer é sem duvida unico...o menino jesus só nasce a 25 e tem toda a lógica coloca-lo nas palhinhas só nesse dia!!

o meu é mais mini (mas acho-o amoroso)...nunca fiz presépios com todas essas figuras, mas qd era miuda o presepio lá de casa era unico...as figuras de Maria e Jose tinham o meu tamanho, tás a imaginar?! o menino jesus tinha uma cara tão angelical! era lindo (e é) tá em casa da minha mãe...

então fizeste muitas comprinhas??

beijocas grandessssssssssssssss

andreia disse...

mais um post que coloca um sorriso nos meus labios... e isso acontecem sempre que leio o teu blog :) fikei tão contente que haja alguem que dê atenção ao menino jesus :) pk normalmente as pessoas esquecem que o natal é o nascimento de jesus e nao o pai natal...
bjs com carinho!

colher-de-pau disse...

Que lindo que está o teu presépio... curiosamente está muito parecido com o meu... até na disposição das figuras....
O meu foi comprado este ano, mas espero que daqui a alguns anos as figuras também tenham histórias para contar!!
Como vejo continuas inundada de espírito de natal!
Beijinhos!

Garfieldzita disse...

ai minha linda!!

Que post tao bonito que tu aqui fizeste... adorei cada mesnagem, cada palavra...
Só tu consegues escrever de uma maneira tão limpida e transparente...
Mostras-nos todos os teus sentimentos,e fazes-nos sentir os mesmos..

Adorei a ideia de por o meino Jesus nas palhinhas so no dia 25, e dpois de ler isso, parei e pensei (antes de continuar a ler o resto),pensei que tens toda a razao... Nós so damos os parabens a alguem kd faz anos depois da meia noite, n e? então pk é k ao menino Jesus é diferente?

É mais uma coisa que levo tua para o meu casamento... na minha casa eu vou fazer assim!!!

bjokas amiga

ADORO.TE MUITOOO

Garfieldzita disse...

Ah! Com tanta conversa esqueci-me de te dizer que adorei o teu presepio...
Como tudo o k fazes ele é especial e muito lindo!

Parabens por seres kem es!!

desesperada disse...

Em casa dos meus pais tb costumava haver um presepio com todo mundo e mais algum, desde lagos com patos a ovelhas e o pastor havia de tudo.
Desejo te um Natal muito feliz e que 2007 seja um ano muito feliz.
Bjs

carlota disse...

Olá,, minha querida e doce Framboesa, adorei e fiquei bastante sensibilizada com a linda descrição do teu presépio, tu és uma boa menina . Ele é muito bonito.
Mil jinhos cheios de luz

Bolinha de Neve disse...

Tu consegues transmitir para este lado toda a emoção que sentes e descreves com uma inocência de crinça cada passo que dás na feitura da arvore e do presepio.
És uma pessoa muito rica(sentimentos)espero que consigas passar essa herança aos futuros Frambós e Mikinhos.
Beijokas

suzuki disse...

Lindo presépio! Sou nova por estas andanças e gostava que visitasses o meu blogue! Beijos

Amora disse...

Oie....
eu já pensava que não te ia ler antes de 2007.
Mas afinal olha ela aqui?!!!

Ai que lindo presépio....vê-se mesmo que és do Norte...antes na casa dos meus pais tb era assim...agora lá por o meu apartamento existe um "de compra" mas não deixa de ser belo.

Um grande beijinho prima

Ana disse...

Mas que lindo!!
Eh importante dar continuidade as todas as tradicoes do Natal, um dia vais fazer o teu presepio com os teus filhos, ve-se que foi feito com muito amor.
Ana Felpuda

Miss Slim disse...

Olá Linda, o teu presepio está ESPECTACULAR, lindo mesmo.
PARABENS.
Lots of Kisses

Gioconda disse...

Alda as tuas peças do presepio são exactamente iguais as minhas.... são as que eram minhas e dos meus pais, essas figurinhas são tão bonitas... tambem eu tenho a lavadeira e o padeiro e o sapateiro, ehehehehe
Gostei de ver o teu presepio, trouxe-me recordações bonitas

emlinha disse...

Que lindo que está o teu presépio... adorei bjos

Kat-ita disse...

que lindo presépio!! Parabéns. Está mesmo muito bonito :-)
Jokitas..Kat-ita

Shakty disse...

Olá querida...antes de mais muito obrigado pelas tuas apreciadas palavras em momentos como este...és mesmo uma pessoa especial:)espero que as coisas se encaminhem tb para ti, embora às vezes sei que nos parece dificil que tudo volte aos trilhos, não é? Mas tu, com toda essa força fazes-nos andar em frente e olhar a vida um pouco mais sorridentes...há poucos c essa qualidade...Gosto do teu presépio e sobretudo da forma genuína como vives toda a quadra...um exemplo a seguir...Bjs

juanita disse...

Olá miga,

gostei muito do teu comentário em relação ao meu presépio...quem sabe se daqui a 20 anos e rapazito de olho azul não terá mesmo orgulho em ter aquele presépio na sua casa?!

estaremos cá para ver, né??

beijocas

Susana disse...

Olá Passei pra te desejar um Feliz Natal e tudo de bom para 2007.
Beijinhos

Lilli Marlene disse...

Lindo presépio!! Gostei d+!!

Este é um post padrão, meu cartão para todas vocÊs que estiveram comigo durante o ano todo, incentivando, apoiando, motivando. Só que é de coração mesmo!!

Obrigada!! A sua presença em minha vida neste ano foi tdb!!

Que Deus te abençoe ricamente neste novo ano que se inicia, concedendo todos os desejos de seu coração.

´´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´
´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´
´´´´´o¶¶¶¶¶¶¶$´´´´´´´ø¶¶¶¶¶¶´´
´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶´
´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´o¶¶¶´
´´´¶¶¶¶¶¶¢´´´´´´´´´´´´´´´´$¶¶´
´´´¶¶¶¶¶ø´ø¶$¶¶¶ø´´´´´´´´´1¶¶1
´´o¶¶¶¶¶´1o¶¶¶¶¶´´´1¶¶ø¢o$´¶¶¶
´´¶¶¶¶¶´´´´´7o71´´´¶¶øø$1´¶¶¶ø
´$¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´¶´¢¶¶¶o¶¶¶ø
7¶¶¶¶¶1´´´´´´´´´´´´$´´´´´7¶¶¶ø
ø¶¶¶¶¶7´´´´´´´´´1´´¶´´´´´¶¶¶¶ø
¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¢¶¶¶¶7´´´´¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶1´´¶¶¶¶¶ø¶¶ø´o¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¶¶´´7117¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶o¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7´¶¶¶¶¶oo7$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶
Beijocas e Boas Festas!!!

Luna disse...

Linda adooooooooooorei a surpresa, está lindoooooooooooo :) muito obrigada! És uma querida!!! E podes ficar descansada que já tá apagadito.
Beijinhos

Jojozinha disse...

Mais uma vez tou em divida para contigo!
Tou a ganhar corgem para comentar para agradecer-te por tudo... as tuas palavras no meu blog ajudam-me tanto! Parece que já te conheço ha bues.. nao sei, és-me familiar por tudo! :)
Obrigada... minha miss! Por estares sempre presente, por te preocupares, por dares raspanetes, carinho, compreensão e amizade...

Beijinhos muito grandes
jojozinha

Verinha disse...

Bem tou aqui quase a babar pra ter um presépio de família… mas não tenho :(
Depois também vinha a tal questão de o ter de fazer e se calhar é melhor não pensar nisso pois desastrada como sou as figuras não duravam 2 anos…
De qualquer forma adoro ver e admiro cada vez mais esse teu entusiasmo natalício, tá BUnito sim senhora :))
Olha que tu és uma gaja bué esperta Frambo… alguma vez eu me lembraria de colocar o Jesus só no 25?! Eu metia logo o menino no dia que fazia o presépio porque ficava mais lindo… sou mesmo duhhh!! É o que faz não ter educação nestas coisas, HIHIHI

Parando a parvoíce, passo a parte seria do comment:

Desejo a tua linda família um santo e feliz Natal, cheio de amor e felicidade :)) e já agora com boas prendas no sapatinho sff, e que o Pai Natal caiba ainda na chaminé da tua casa pois parece que mais uma vez engordou este ano :( tamos tramadas... HIHIHI

Jokas c/ Amor ;)

sarapatica disse...

Olá minha frutinha preferida. Tinha saudades tuas. O teu presépio é lindissimo. Fizeste-me lembrar quando ia com o meu pai à procura de musgo para fazer o presépio, um dia vou fazer isso com os meus filhos. Infelizmente já não o fazemos, por falar nisso vou lembrar isso ao meu pai, ainda vamos a tempo. :) Linda desejo-te o melhor do mundo este natal e em 2007. Carinho, amizade, amor, saúde e alegria. Mil bjinhos especiais

emlinha disse...

desejo-te um santo e feliz Natal e umas excelentes entradas em 2007 :) Q seja um ano de mtas realizações!
Beijinhos

carlota disse...

Olá minha querida amiguinha, passei pelo teu blog para te desjar um FELIZ NATAL na companhia daqueles que amas. Já disse ao Pai Natal para quando passar pela tua casa enche la de presentes repletos de amor.
mil jinhos

juanita disse...

olá

não há post novo??

desejo-te um óptimo natal!!

ainda falamos antes....

beijocas docesssssssssss

Gioconda disse...

Pois tu nem queres saber de blogs é so preparativos para o Natal... fazes bem amiga, deixo-te aqui um beijinho do tamanho do mundo e Votos de um Feliz Natal para vocês, familia, as melhoras do teu papá e muito amor, paz e saúde para todos.

Várias Paixões disse...

Pareço eu com a árvore e com os pais natais,e fazer todas essas coisas já com filhotes então nem queiras saber,pois é o que aconteçe...gostei muito do teu presépio e do teu blog qd quiseres visita-me tb.
beijinhos