21.9.06

Consulta -Parte II (Ou "Onde é que eu ponho tanta comida?")

Quando ouvi falar em plano pensei logo que já estava lixada, que me ía dizer o que comer todos os dias, que me ia arranjar um esquema do tipo: o dia de não comer cenoura, ou o dia de comer só arroz...ou que me ía impingir medicamentos para ajudar não sei o quê...mas afinal não...é apenas uma orientação facilmente assimilável do que é uma alimentação unanimemente considerada como saudável.
E a alimentação saudável não engorda.

Pequeno Almoço (08:00)
Vou manter a taça de cereais com leite magro, porque é o que mais me dá prazer comer de manhã, mais do que pão com fiambre ou queijo e um galão, embora quando assim o entender deva também alternar.
Apesar de farelo de trigo fazer muito bem á saúde por ter um índice elevado de fibras, o excesso de farelo reduz a absorção de ferro, cálcio e zinco e pode até causar irritação intestinal.Vou por isso deixar de comer farelo de trigo todos os dias e ir alternando com outros cereais tipo bran flakes (farelo mais levezinho), Special K, muesli sem adição de açúcar ou mesmo corn flakes.

Eu não gosto de leite meio gordo...não gosto, pronto! Já não gostava dantes...O único problema do leite magro é que, como tem menos gordura, não permite a absorção do cálcio em condições...Por isso apesar de manter o leite magro, vou ter que aumentar o consumo de lacticínios ao longo do dia, mesmo que magros para compensar o défice de cálcio.

Snack (11:00)
Eu comia duas peças de fruta (tipo, uma pêra e uma maçã, ou duas maçãs, ou meia papaia...)...ás vezes comia duas tostas fininhas integrais com um triângulo de queijo magro, ou então um yogurte magro e mais nada...
Em vez das duas peças de fruta, passa a uma.
“Mas ó Dótora...assim eu chego á hora do almoço com fome! E que como?”
“Calma...há outras possibilidades...”
“Mas eu não posso comer pão...”
Nah nah nah! Eu devo comer pão, pelos vistos! Meia bolinha integral ou de mistura, ou uma fatia de pão, ou duas tostas daquelas de pacote.( A mulher endoidou...). Com um pedaço de queijo ou fiambre, mas preferencialmente queijo, para compensar o pouco cálcio e gordura consumidos. (Ai endoidou, endoidou...).

Almoço (13:00/13:30)
Normalmente comia carne ou peixe grelhados, acompanhados por legumes.
A carne era sempre frango, peru ou vaca; ou então aquelas de soja.
O arroz ou massa apareciam por estas bandas aí uma vez por semana, cada. E as batatas...aí uma vez de 15 em 15 dias. Fruta, muito raramente...pois se não podia comer pão nem bolachinhas nos snacks, tinha que comer fruta e não ía gastar a hipótese de comer fruta ao almoço...
Passa a ser carne branca ou peixe todos os dias...e o meu prato fica assim: carne/peixe/ovo + porção de arroz/batata/massa + porção de legumes/salada + fruta, meia hora depois.
Mais vezes peixe que carne/ovo.
A carne não tem que ser necessariamente grelhada...nem faz bem comer sempre grelhada: quando se grelha, há partes tostadas não visíveis que são tóxicas para o organismo...se estivermos sempre a comer grelhados, estamos sempre a comer essas partes...Ah! E a carne vermelha (de vaquinha) é menos saudável que a de porco, tem mais gorduras...(olha, olha...)
Não faz mal comer de vez em quando soja ou seitan, desde que não seja em substituição permanente da carne; apesar de fornecerem boas proteínas, tal como a carne/peixe/ ovo, não fornecem outros nutrientes fundamentais para que tudo funcione na perfeição.
O arroz/massa/batatas, não devem ser em grandes quantidades (3 colheres de sopa ou 2 batatas médias) mas têm que constar sempre.
Os legumes já constavam, por isso sem problemas...aliás...só constavam legumes...eh eh eh...E as cenouras não são aconselhadas a serem comidas livremente, porque o excesso de betacaroteno, além de dar á pele uma cor amarelada, reduz a absorção de vitamina A pelo corpo...mas ela disse para não me preocupar que para isso era preciso mesmo doses industriais, e as minhas palmas das mãos não estavam alaranjadas.

Snack (16:00/16:15)
Eram mais duas peças de fruta...ou um yogurte.
Agora passa a ser igual ao do meio da manhã (meio pãozinho com queijo ou fiambre).
A propósito...o ideal é comer 3 porções de fruta por dia (2 kiwis pequenos é uma porção, meia manga é uma porção..) e 2 de legumes (porções grandes...)

Snack 2 (19:00/19:15)
Porque eu janto tarde...
Um yogurte magro, por causa da história do cálcio e das gorduras saudáveis.

Jantar (21:00)
Eu normalmente comia sopa com meio ovo, ou uma salada de frango/atum/fiambre, ou peixe grelhado com vegetais/salada.
Ela ainda queria que fosse igual ao almoço, mas eu devo ter feito um ar tão aterrado ou um ar de “Isso é que era bom! Não querias mais nada?!”, que ela disse que poderia ser carne ou peixe + porção de legumes/salada + 1 fruta. Ou então sopinha de legumes + carne/peixe/ovo + 1 fruta

Ceia (24:00)
Um copo de leite magro.
Só.
(...e foi porque eu estrabuchei quando ela disse que uma ou duas bolachinhas de água redondas ou Maria integrais, não me faziam mal nenhum, além do leite...)
Parece que não é normal acordar ás 5 da manhã para ir á casa de banho e passados uns minutos ficar-se com fome...parece que faz um mal terrível ao estômago...tadito...

Quanto a líquidos ela disse que litro e meio a 2 litros de água está muito bem...
E para não abusar do chá! Uma chávena por dia faz bem, mas mais que isso diariamente não só sobrecarrega os rins como faz com que o corpo perca imensos minerais que são necessários para funções vitais.

Eu olhei para ela atónita e para a quantidade de comida.
Ainda torci o nariz ao “Para quem já tem o peso estabilizado, não faz mal nenhum de vez em quando comer pizza, lasanha feita em casa...não faz mal nenhum um chocolate, um gelado...desde que inserido numa alimentação saudável...também não faz mal bolachinhas de vez em quando...não é por mais 30 ou 40 calorias que se engorda...”...Mas, a médica é ela não é?

Ainda contrapus que pessoas amigas estavam a fazer alimentação muito mais restritiva e que há nutricionistas que recomendam isto e aquilo.

“Com base nos meus conhecimentos e experiência estou a propor-lhe um plano para si especificamente, para as suas características físicas, de vida e emocionais...Não quero que engorde! Mas também não permito que uma paciente saia daqui, sabendo eu que está a danificar a sua saúde... Pode ser que na balança aumente de peso, porque vai alimentar os músculos com proteínas, mas garanto-lhe que a roupa lhe vai ficar como está agora, que vai ficar com a pele melhor, com melhor raciocínio e mais energia...”

E eu tenho que aceitar...daqui a um mês lá estarei e é suposto continuar como estou de aspecto, mas mais pesada, porque tenho que estabilizar o peso...por isso não posso fazer batotice!
Vou até pôr o meu esquema de alimentação e as porções no meu Menu Semanal para me ajudar melhor. Vamos lá a ver...

Afinal pensava que estava a fazer tudo correcto...realmente não há nada como uma consulta numa médica especialista. Aconselho a quem nunca foi, a ir, nem que seja para fazer uma avaliação.

23 comentários:

Inês Moreira disse...

Sim senhor, ou ler o teu post! Aprendi muito. Também faço algumas asneiras, mas acho que como mais que tu! Isso vê-se que não passo deste peso :-(. Agora já decidi,vou mesmo marcar uma consulta numa nutricionista. já agora foste a alguma clinica- Naturhouse,Persona ?

Shakty disse...

Olá linda e antes de mais, bom regresso ao trabalho!!! Li tudo que postaste e já aprendi mais algumas coisas...pois...ir ao especialista penso ser uma excelente ideia, e especialmente, porque se nos esforçamos por perder peso que temos a mais, queremos mantê-lo e ser saudáveis, acima de tudo ser saudáveis!!! Não te stresses (isto de se começar a comer mais, é sempre um stresse)...vais andar com mais energia e mais bem disposta, ehehehe....(se bem que já andas)...Beijinho

colher-de-pau disse...

Bem, devo dizer que acho que fizeste muito bem... há uns anos atrás eu também perdi cerca de 12 quilos com um plano alimentar muito semelhante ao que a tua nutricionista te passou agora. A diferença é que eu não fui à nutricionista, mas segui os conselhos de um livro da Endocrinologista Isabel do Carmo "12 passos para perder peso!"
Devo dizer que aconselho a sua leitura a todos os que querem perder peso e aprender a comer. Demorei um pouco mais de um ano, e não ganhei estrias (a não ser no peito), nem pele flácida, nem estragada, nem celulite....
Estava mesmo bem com os meus 58 kilos.... Engordei 5 quilos desde que começei a tomar a pilula (de alta dosagem) e que tomo devido a problemas hormonais. E tem sido uma tarefa muito difícil tentar perde-los! Com isto quero dizer q o q consegui emegrecer com esse plano semelhante ao teu, foram quilos q nunca mais ganhei, e perdi-os com saúde e mudei radicalmente a minha forma de comer.
Realmente já tinha notado que fazias uma grande restricção calórica e alimentar - mas nós aqui não estamos para criticar ninguém..Tentar perder peso já é um esforço demasiado grande, agora ainda estar a ouvir as criticas (ainda que construtivas) dos outros...
De qualquer maneira, vai em frente com a dieta da nutricionista e não tenhas medo de engordar! Vias ver q vais continuar optima!
(desculpa este enorme comentário!)

Luna disse...

Linda, cá estou de novo.., tive a ler tudinho e acho q mto do que faço enquadra-se no que a tua nutricionista falou... se calhar, tal como tu devia reforçar o lanche da manhã, mas a gente nunca sabe... sabes esse esclarecimento deixou-me tb com vontade de ir a uma, mas o meu maior medo é que me faça engordar, sei lá paranoias...

Sabes às vezes ia ao teu blog das comidas mas nunca tinha reparado q tu só comias hidratos de carbono praticamente ao peq. almoço... linda acho q um reforço tal como a nutri disse te fará mto bem, estes são responsáveis por mta da energia que temos ao longo do dia...
Olha e essa do chá espantou-me... por acaso n sabia que se bebermos demais ainda nos prejucamos... é engraçado ver o q a gente aprende!

olha mas segue tudo direitinho o q a nutri te passou e vais ver q vais ficar ainda mais bonita!
Beijinhos

Gioconda disse...

Eu acho que vou responder a este post por mail... a sério Aldinha tu ontem não me respondeste ao comentario e estás no teu direito mas eu estou a ficar um bocadito preocupada contigo. Depois falamos então....

Anabela disse...

mto bem sim senhora. a malta tem a mania q percebe à brava disto e dps vai-se a ver é preciso saber um pouco mais p ser expert. Eu acho q vou pedir p fazer uma daquelas análises de massa gorda pq peso q é bom n perco mas tb qnd me lho ao espelho e visto calças, acho q ja tive piores dias... mas agora o stress do momento é "QND CHEGA O MEU RELOGIIOOOO". bjs

garfadas disse...

Muito bem!!Não há nada como ir á srª drª.
bjos e boa sorteeee!!

ticha disse...

isso é k é estranho s comemos assim aumentamos o peso, se comemos menos estamos a fazer mal. P isso fizeste bem um plano para ti. espero que resulte, jocas

Magui disse...

só para esclarecer aqui algumas meninas que andam a pensar que esta coisa da dieta te esta a dar conta dos parafusos tenho a esclarecer que mesmo quando comias pizzas, lasagnas, etc, etc sempre bebeste leite magro e sempr bebeste iogurte a meio da manhã ou da tarde. Sempre foste adepta de coisas light mesmo sem estares a fazer dietas e com o peso certo.
Beijokas

as magras disse...

olarilas....isso é ke foi uma consulta e peras..........
nos fazemos mtas asneiras, mas sem pensar.
gostei mto de ler....
keremos emagrecer mas tb ser saudaveis.
fica bem

MissFramboesa disse...

magui, bigada pela força...mas há meninas que sabem bem o q estão a dizer...por isso é q eu fui á nutri, pq já haviam aki parafusos a ficarem um pouco folgadinhos...mas agora vai td voltar aos eixos devagarinho!

bigada miga...sp presente!!!!!

colher-de-pau disse...

Só para dizer que segundo os livros de etiqueta pode-se levar branco, desde que misturado com outras cores. No meu caso, vestido preto com casaco branco. Depois da cerimónia sai o casaco e fica o vestido. Não me parece que esteja a fazer competição com a noiva... Só se fosse toda de branco!
lol

Gioconda disse...

Olha respondendo ao teu comentario no blog da colher-de-pau... no meu casamento com o Vitor a sobrinha dele apareceu de tailleur branco... e eu.. a noiva ia de preto e branco (estava ainda a aliviar luto do meu pai nao consegui ir de outra cor) mas ja viste o mau gosto????? Eu não disse nada mas achei muito mal ainda por cima porque ela sabia que eu nao ia de branco...

Olha não leves a mal a forma como eu falei a bocado até porque eu não cheguei a dizer nada... so que por aquilo que vejo acho que estás a comer muito pouco, acho que não estás a comer o suficiente... se estás a comer bem??? Isso é subjectivo, ou melhor não é subjectivo mas eu vejo de forma subjectiva... ok... compreendeste? Não? Pois eu tambem já estava a espera, ehehehehe

Mas sinceramente acho que estás a exagerar um bocadinho nas preocupações, mas não te zangues comigo ta bem? É que eu sei que as vezes certas coisas... graves... coemçam assim....

bom amigas????????????????????

MissFramboesa disse...

ATÃO E EU CHATEVA-ME CTG GIO????por causa disto...eh eh eh
(continua)

colher-de-pau disse...

Ainda aminha toillete de sábado... Não fiquei nada chteada contigo... Também acho de muito mau gosto ir-se ao casamento de laguém toda de branco.... mas eu não vou toda de branco: tanto na 1º, como na 2º toillete era sempre barnco misturado com outra cor vestido preto + casaco branco, ou calça branco e top verde!
Achas q me ia chatear por causa disto?????
Olhem, se não me esquecer, depois até ponho umas fotos da minha toillete!

andreia disse...

xiça que tu qd escreves vais por aí fora e nem nos semaforos paras :)
gostei mt do teu post e penso que essa nutricionista é realmente mt boa... ela disse te uma coisa que eu tenho dito a todas as meninas com kem falo sobre dietas... NÃO DEIXEM DE COMER HIDRATOS DE CARBONO, eles fazem mt mas mt falta, em especial ao cerebro! e nunca se pode fazer cortes radicais... é o mesmo que mimares mt uma criança e depois ignora-lo durante dias e dias é claro que a criança recente...
beijinho

Kat-ita disse...

Oilinda. ainda não tinha lido o teu post de ontem, mas agora estive a ler os dois. E realmente quando pensamos que estamos a fazer o melhor, estamos a dar conta de nós, mesmo estando a perder peso. Eu também quero ver se vou a uma nutri. Ainda não sei onde, mas quero. Pois os meus receios também são, de que esteja a fazer algo de errado que se venha a revelar mais tarde.
De qq maneira, obrigada de coraçãopor partilhares a tua experiência.
Jokitas grandes

caralinda disse...

Gostei muito de ler os teus posts da ida à nutricionista!! Acho que fizeste muito bem, eu também fui como sabes e aprendi muito....beijinhos

Eliza disse...

Eu já fui linda, eu já fui!!! Por isso não te deves preocupar comigo, que eu tb já "levei nas orelhas", eheheh, e como tu, houve coisas que tb não consegui "ainda" modificar, mas realmente é sempre bom ouvir a opinião de uma especialista... mas diz-me uma coisa... tu tiraste notas da tua consulta num bloquinho, ou gravaste tudo num gravador??? Como é que fixaste essa informação toda?? :)
Também aconselho a todas as meninas em dieta a consultar um nutricionista, nem que seja só uma consulta... Até pessoas da minha área, que já tinham a obrigação de saber estas coisas, se deixam cair em erros tão evidentes... Em casa de ferreiro, espeto de pau... :P
Beijinho grande, obrigada por teres voltado ao meu bloguito, muito obrigada pelo apoio. ;) ***s

Eliza disse...

Eu já fui linda, eu já fui!!! Por isso não te deves preocupar comigo, que eu tb já "levei nas orelhas", eheheh, e como tu, houve coisas que tb não consegui "ainda" modificar, mas realmente é sempre bom ouvir a opinião de uma especialista... mas diz-me uma coisa... tu tiraste notas da tua consulta num bloquinho, ou gravaste tudo num gravador??? Como é que fixaste essa informação toda?? :)
Também aconselho a todas as meninas em dieta a consultar um nutricionista, nem que seja só uma consulta... Até pessoas da minha área, que já tinham a obrigação de saber estas coisas, se deixam cair em erros tão evidentes... Em casa de ferreiro, espeto de pau... :P
Beijinho grande, obrigada por teres voltado ao meu bloguito, muito obrigada pelo apoio. ;) ***s

tata disse...

Sinceramente, a ementa que ela te deu parece muito bem e completa!! Eé tudo saudável! Podes comer mais mas é tudo para os músculos hehehe Fica bem!

juanita disse...

olá,
bem li tudinho e verifiquei que tb faço asneiras, mas vamos a tempo de emendar!
beijos

Paty disse...

Realmente, fazemos tantas asneiras sem darmos conta não é?
E no final do teu post vejo que ela tem toda a razão.
Olha miga, eu gostava de saber quem é essa médica, dizes-me quem é?
Ela parece ser uma pessoa e uma especialista tão profissional que gostava de ir a uma consulta com ela... sabes, tou a emagrecer tb para depois engravidar e com esta história toda fiquei curiosa de ír lá.
Bjs