21.9.06

Consulta - Parte I ( Ou "Como levar nas orelhas e pagar por isso"

E ontem lá foi a consulta…Bastante elucidativa!
Gostei bastante, não só do profissionalismo da Nutri, mas também do facto dela me explicar tudo tin tin por tin tin, com factos científicos, termos técnicos e exemplos práticos á mistura.Além disso ele confidenciou-me que tinha também formação desportiva, ou seja, é instrutora num ginásio e foi atleta de alta competição...bastante completo hein?
Começámos por conversar sobre qual o meu objectivo ali...
Eu aqui gaguejei um pouco, não sabia bem como me fazer entender, mas depois lá esclareci que tinha perdido cerca de 12 kilos de Abril para cá e agora estava um pouco desorientada em termos de alimentação porque receava estar a causar algum dano ao meu corpo e saúde. Por outro lado, continuava a perder peso, mesmo comendo em mais quantidades e comida mais “normal”...( eu pesei-me ontem de manhã e estava com 53.4...),
Ela disse logo que tinha perdido demasiado peso em tão pouco tempo,(quem diria?) especialmente tendo em conta que quanto menos peso se quer perder, mais lentamente deve ser o processo. Explicou-me que ao perder o peso com esta rapidez a pele de certas zonas do corpo quebra-se irreversivelmente e ficamos com as inestéticas estrias (essa já eu tinha descoberto...)...Por outro lado, apesar de ficarmos todos contentes por ver os números na balança cada vez mais baixos, na verdade estamos a perder mais músculo que gordura; e quando se fala de músculos (esta é que eu não sabia...) falamos também dos músculos que sustentam o coração, o estômago, o fígado...Ou seja, não nos damos conta, mas estamos a causar malefícios ao organismo com a pressa de ficarmos mais esbeltos...

Depois falei do que costumava comer e quais os horários a que o fazia.
Ela disse que tendo em conta o meu dia a dia, fazia o número de refeições correctas, com intervalos correctos, com excepção da ceia, que eu normalmente não faço...

Até aqui tudo bem...mas depois foi o descalabro total!
Quando comecei a dizer mais ou menos o que comia no dia a dia, sempre acompanhado de frases como “light”, “integral”, “magro”, “só metades”, “só um pedacinho”...Ela até me deixou ir até ao fim...E depois vai de dar-me na cabeça!
Eu toda contente, a pensar que ela me ía dizer: “Ai que linda menina! Quase não come batatinhas...pãozinho uma fatiazinha...arrozito só um poucachinho...Que saudável!”...Certo? Errado!

Parece que aqui “Sua Excelência” anda a fazer uma alimentação que não lhe anda a fazer nada bem...
Eu honestamente já me tinha apercebido que ás vezes ficava extremamente cansada por nada, que o meu raciocínio já teve melhores dias e que a minha pele está uma lástima, sempre a descamar...sem falar nos problemas hormonaizitos que eu já detectei...aliás, ela disse logo que se eu estivesse com ideia de arranjar descendência para os próximos tempos, para adiar a coisa porque o meu corpo não estava em condições para tal.
Eu ainda contrapus a falar dos vegetais e frutinha e cereais que comia... mas ela disse logo que com uma alimentação restritiva, não só não temos acesso a todos os nutrientes como impedimos o nosso corpo de assimilar os nutrientes consumidos,fundamentais para a nossa saúde (ou seja, mesmo que a gente consuma alimentos ricos nesses nutrientes, se não consumirmos determinado tipo de alimentos esses nutrientes nunca são absorvidos e como tal é como se nunca os tivéssemos comido...).
E ainda me disse: "Porque acha que agora de uns anos para cá toda a gente se debate com tumores súbitos, doenças esquisitas e coisas do tipo? As pessoas pensam que o nosso corpo funciona a água e ar?"...dá que pensar...

Então ela estabeleceu comigo um plano alimentar; deixou claro que este plano é feito especificamente para MIM, tendo em conta:
- o meu receio de engordar
- que eu não posso continuar a perder peso
- que eu pratico exercício físico
- que eu preciso de aumentar o consumo de calorias diários
- que eu preciso de consumir mais hidratos de carbono
É um plano de alimentação saudável, mas de manutenção, para eu passar do tipo de alimentação mais restritiva, para uma alimentação dita “normal”, sem entrar no stress das calorias...
Ela também me explicou que este tipo de plano alimentar serve para eu ganhar confiança na comida e aperceber-me que não faz mal comer isto ou aquilo, que tudo faz falta...Que tenho que me habituar á ideia que não vou sempre comer em casa ou comer comida feita por mim, e que isso não faz necessariamente mal, nem quer dizer que engorde...
ok, isto já eu sabia, mas no contexto de uma consulta com uma médica ganha outra dimensão!

9 comentários:

juanita disse...

olá,
primeirasssss
Tou a ver que o resultado da consulta foi muito positivo...e nós a pensar que fazemos tudo muito certinho...brigada pela resposta, depois continuei a pesquisar e percebi que os legumes não fazem mal nenhum, e é claro que não ando a encharcar-me em azeite ah ah, vou evitar as carnes vermelhas, aconselham peru/frango/coelho e tb a soja,vi tb que o chá verde é bom e vou começar a atacar novamente nele, depois logo se vê! tb só vou á medica em dezembro e depois logo repito as analises!
qt a ti realmente continuas a perder peso eu continuo a manter, mas tenho comido da mesma maneira!
enfim segue esse teu plano e já agora onde é que foste? é aqui para os nossos lados? se quiseres manda-me mail.
Brasa?! Moi?! ah ah diz o roto ao nu...porque não te vestes tu! ah ah
beijocas grandes

juanita disse...

olá,
é pá acabei de fazer um comentário e esta cena não aceitou!!!
bem tou a ver que a consulta foi muito elucidativa, pensavamos que andavamos a fazer tudo certinho e...mas agora já tens o teu plano e toca a seguir! foste a nutri aqui para os nossos lados? manda me inf por mai, please?
qt a mim brigada pela resposta, ontem continuei na minha pesquisa e vi que os legumes não fazem mal nenhum e é claro que não ando a encharcar-me em azeite! ah ah vou passar a comer frango/coelho /peru ou soja é o que aconselham, além disso vou voltar ao chá verde tb dizem que é bom! volto á medica em dezembro depois logo se vê!
brasa?! Moi?! diz o roto ao nu...porque não te vestes tu!! ah ha
beijocas grandes
juanita a original ah ah

juanita disse...

isto não é normal...agora tens 2 comentários meus a dizer a mesma coisa! ah ah
dahnnnnnn

Garfieldzita disse...

ola!!

Tou a ver k a tal consulta te fez mt bem :)

Eu pa semana vou à nutri e tou a ver k a melher me vai dar na cabeça pelo tipo de alimentação que eu não faço!!

Agr kd começar a comer outra vez kero ver cm n engordar...

ve se apareces no sitio do costume

bjokas

Paty disse...

Bom dia!!!

Pois essa consulta foi um tanto ou quanto.. esquisita.. hehe, para aquilo que estavas à espera claro!
Mas ela até tem razão, há coisas e gordurinhas e açucares que nos fazem muita falta!!
Ora então cumpre lá o plano novo e não te esqueças de nos dar umas dicas de vez em quando.
Bjs

Amora disse...

Olá prima:
Muito bem essa dotora.
Pois olha, a je come de tudo: como sopa de legumes, como batata, como arroz, como carne e como peixe, bebo leite, kefir e como fruta. Claro que tb como doces...quase nehum é certo...mas nas festas e em almoços especiais como.

A velocidade da dieta é muito mais lenta que a tua...tipo tartaruga...uma média de 1kg por mês. Acho que não é má.


Cuidado com as ditas hormonas...
Vai correr tudo bem.
Beijocas

Laurita Catita disse...

Bom dia frutinha.Gostei do post.Muito esclarecedor...É estrAnho né?Quando pensamos que estamos a dar o nosso melhor ao organismo,afinal não é bem assim!Mas ainda bem que ficaste esclarecida e agora já sabes o que tens a mudar.Fica bem!Beijinhos coloridos.

Luna disse...

Linda, realmente a tua consulta foi bem produtiva e ilucidativa :) acho q fizeste mesmo bem em esclareceres essas duvidas.
Sabes n sei porquê mas tb estava a achar estranho que continuasses a perder peso... isso só queria dizer falta aí alimentos, mas eu compreendo isso pq eu tb tenho um pouco esse sindrome do medo de engordar tudo outravez... ;) sabes, mas ainda bem que a nutri te aconselhou e passou te um plano adaptado às tuas necessidades e espectativas...

Ontem qdo falaste que estavas desregulada com o periodo alarmaste-me pq este costuma ser logo um sinal de q alguma coisa n está bem... mas tenho a certeza q agora tudo vai voltar ao normal ;) vais ver!

Se quiseres dp deixa aí umas dicas do teu plano alimentar que ela te passou para termos uma noção do que foi alterado face ao que comias antes.
Eu tb quero ver se qq dia vou a uma... gostava q fosse assim uma boa como a tua!
Beijinhos linda e força com o novo plano

Susana disse...

Olá.
Bem realmente a pensarmos que fazemos bem, afinal parece que estamos a assinar a nossa sentença!
Felizmente existem estas pesosas para nos orinetar.
Assim com esse menu de certeza que te irás sentir melhor e com mais energia.
Beijinhos